Algumas semanas atrás, falei sobre como não basta atrair mais interessados (leads) para sua escola de música – melhorar a capacidade de converter esses contatos em matrículas também é essencial.
E o primeiro passo pra isso é responder rápido.
Quem responde primeiro, matricula mais
Imagine que um potencial aluno entra em contato com sua escola. Ele está empolgado, e quer saber mais para tomar uma decisão.
Mas enquanto espera sua resposta, ele continua pesquisando, manda mensagem pra outras escolas, e acaba fechando ou agendando uma aula experimental com outra – simplesmente porque responderam antes.
Isso não é incomum
E mesmo que ele não pesquise outras escolas, responder rápido é essencial. Vários estudos (como esse do MIT ou esse de Harvard) mostram que o interesse das pessoas vai esfriando muito com o tempo.
Responder em até 5 minutos pode multiplicar suas chances de realizar a matrícula. Por outro lado, demorar mais que 1 hora reduz as chances drasticamente até mesmo da pessoa responder.
Agora, pense na sua realidade: quanto tempo você demora para responder um novo lead?
Se você está na fase, que quase toda Escola de Música passa, de estar dando aula e atendendo os interessados ao mesmo tempo, responder rápido pode ser um desafio.
Nesse caso, separe um intervalo entre as aulas para responder as mensagens. Responder em até uma hora já melhora muito as suas chances de venda.
Mas, assim que possível, delegue essa função para alguém.
No começo, pode ser a mesma pessoa do atendimento aos alunos, mas conforme sua escola cresce, uma pessoa ou um time comercial dedicado fará toda a diferença.
Não demore pra responder.
Matheus Valin
Diretor da Emusys