Será que sua escola é lucrativa?

🚨Pare de misturar sua conta Pessoa Física com a conta Pessoa Jurídica 

Eu sei que é tentador fazer isso, comprar alguma coisa pra você com o dinheiro da escola ou comprar alguma coisa pra escola com seu cartão, que já está ali fácil.

Mas isso prejudica tanto sua organização administrativa e contábil, que faz o esforcinho de separar as contar valer muito a pena.

Quando as finanças estão misturadas, fica muito difícil saber se a escola está realmente gerando lucro ou se as contas pessoais estão levando todo o dinheiro.

Fica extremamente complicado organizar as finanças da escola, entender exatamente onde está sendo gasto cada real que entra.

Contabilmente, fica um pesadelo. 😵‍💫

E conforme a escola cresce a bagunça só aumenta!

Como aplicar isso na sua escola?

➡️ Passo 1 – Tenha uma conta bancária no CNPJ da escola

Procure bancos que ofereçam contas empresariais com taxas acessíveis ou até gratuitas.

Caso sua escola não esteja formalizada (ainda não tem CNPJ), comece com uma conta em seu nome, mas use-a apenas para os assuntos da escola.

Porém, se você já tiver um CNPJ, ter uma conta associada a este CNPJ é primordial. E então use apenas esta.

➡️ Passo 2 – Não misture gastos

Não faça compras e gastos da escola na sua conta ou cartão pessoal, e muito menos compre coisas suas e da sua casa com a conta da escola. Nunca. Mesmo que no dia-a-dia isso seja tentador, às vezes é tão mais fácil.

Mantenha firme a separação.

➡️ Passo 3 – Defina um salário pra você e retire apenas 1 vez por mês

Isso é o chamado pró-labore. Ele deve ser a única interação entre a sua conta pessoal e a conta da escola.

A ideia é que mesmo sendo o dono do negócio, você ainda deve retirar um salário por mês como todo mundo. Contabilmente, você pode alterar o valor do pró-labore sempre que quiser.

Isso te dá liberdade para diminuir quando a escola tiver um mês ruim, e aumentar quando tiver um bom.

👉 Mas para manter uma boa organização financeira, o ideal é evitar muitos reajustes no pró-labore. Eu recomendo uma ou duas vezes por ano, conforme a situação financeira da escola foi mudando.

Já a retirada de lucros da escola é outro assunto. Converse com a sua contabilidade para ter as informações corretas sobre isso.

Matheus Valin

Diretor da Emusys

PS: O módulo financeiro do Emusys é de longe a forma mais fácil e rápida de você ter um bom controle financeiro e tomar as decisões certas. 

Clique aqui pra saber mais

A ferramenta completa para a gestão da sua escola de música

Posts relacionados

Uma Boa Aula Experimental

Já falamos sobre como responder rápido e ter um atendimento atencioso pode aumentar as matrículas da sua escola. Mas de nada adianta agendar várias aulas

Leia mais »