Quando vamos comprar um produto físico, como um utensílio doméstico, um celular ou até um instrumento musical, nós julgamos a qualidade daquele produto observando ele de vários ângulos, prestando atenção aos detalhes, procurando imperfeições e fragilidades.
Porém, como fazer isso com aulas de música?
Nesse caso, o julgamento cai sobre a aparência da escola.
Invista na aparência e na estrutura da sua escola de música
Uma das melhores ações que você pode realizar esse ano para melhorar seus resultados é investir na estrutura da escola.
Por quatro motivos:
1️⃣ Mais matrículas após a aula experimental
A aparência do ambiente (e do professor!) influencia muito na percepção de qualidade da aula. E como sabemos, a primeira impressão é crucial. Com uma escola bonita, organizada, com aparência profissional, o aluno provavelmente vai gostar mais da aula experimental, da escola e quem sabe até do professor ou professora!
E isso pode aumentar a sua taxa de conversão após a aula experimental, trazendo mais alunos e mais faturamento para sua escola.
Salas da Escola de Música Rafael Bastos – Florianópolis, SC (Usado com autorização)
2️⃣ Uma mensalidade mais cara
Há diversos estudos que comprovam que a aparência e o contexto tem uma influência enorme na nossa percepção de valor.
Um dos experimentos mais famosos é o do violinista Joshua Bell, na época um dos melhores do mundo, que performou com um violino de 3,5 milhões de dólares em um metro por 45 minutos e quase ninguém notou ou deu valor. Justamente porque o ambiente em que ele estava não refletia a qualidade e a notoriedade do músico.
Quando o aluno entra em uma escola pela primeira vez, ele automaticamente julga a qualidade da aula, mesmo antes dela começar, pela aparência da escola. Pela limpeza, pelo capricho.
Se a escola é elegante, com uma aparência profissional, automaticamente o aluno assume que a aula ali deve ser, também, de alta qualidade.
E isso faz toda a diferença, principalmente ao comparar com outras escolas e ao avaliar o valor da mensalidade.
As pessoas vão estar mais dispostas a pagar uma mensalidade mais cara se a aparência e a estrutura da escola refletem isso.
3️⃣ Redução da evasão
Todo mundo gosta de estar em um espaço bonito, cheiroso e bem cuidado. Os alunos vão ficar mais à vontade e querer passar mais tempo na escola, e os professores vão se sentir melhor com seu local de trabalho.
Além disso, uma boa estrutura é algo que um professor que trabalha em casa ou à domicílio não vai conseguir oferecer para os alunos, te dando mais um motivo para o aluno não trocar sua escola pelas alternativas.
Secretaria da LA Music School – Rio de Janeiro, RJ (Usado com autorização)
4️⃣ Ajuda no marketing
Um espaço bonito, principalmente quando é bem decorado, acaba ficando “instagramável”. O que significa que as pessoas vão ter vontade de tirar foto na sua escola, e publicar nas redes sociais, muitas vezes marcando a escola.
Isso ajuda muito na visibilidade e no marketing!
Como aplicar isso na prática?
👉 Contrate um arquiteto ou designer de interiores
Isso vai ter um custo, mas se for viável para a escola, é a melhor forma. Um bom profissional do ramo vai desenhar e preparar um espaço lindo para a escola. E ainda vai te economizar muito tempo que você gastaria se fosse fazer isso você mesmo.
Mas existe uma forma de não gastar tanto dinheiro com isso. Muitas vezes, dentro da escola, há um arquiteto(a) ou designer de interiores que faz aula ou é responsável por um aluno.
Se você encontrar essa pessoa, pode negociar uma permuta ou desconto! Já conversei com alguns donos de escolas que fizeram isso, e foi muito bom pra escola.
👉 Faça você mesmo
Caso não seja viável pra escola contratar um serviço assim, ainda é possível realizar mudanças relativamente simples, sem gastar muito, que já fazem toda a diferença.
Pequenas adições como quadros, desenhos e pinturas nas paredes, móveis com as cores da escola, mesmo que seja apenas em detalhes, já dão uma cara nova à escola.
Nessa hora é importante ter bastante criatividade, e pesquisar inspirações e ideias na internet. Tem muita coisa legal por aí, e muitos itens de decoração relacionados à música disponíveis em lojas como a Shopee ou Mercado Livre.
Já conversei com muitos gestores e gestoras de escolas de música que fizeram esse tipo de investimento e nenhuma se arrependeu. Já vi relatos sobre como isso ajudou a divulgar a escola, como isso trouxe alunos que nem chegavam perto da escola antes. É um investimento que traz retorno em várias frentes ao mesmo tempo.
Afinal, todo mundo gosta de estar e trabalhar em um lugar bonito e agradável.
Matheus
Diretor da Emusys
PS: Se quiser inspirações de escolas com estruturas incríveis, a seguir tem 3 exemplos de escolas de música que utilizam a plataforma Emusys:
– Escola de Música Rafael Bastos – Florianópolis, SC