Agora que você já refletiu sobre o trimestre anterior, o planejou o próximo, e alinhou tudo com a equipe, é hora de colocar a mão na massa.
E para te ajudar com isso, hoje eu quero te mostrar uma tática simples que pode aumentar o faturamento da sua escola praticamente sem esforço: Precificação por Horário.
A ideia é simples: Se sua escola fica lotada à tarde, mas de manhã fica vazia, o valor da aula não deveria ser o mesmo para esses dois horários.
A solução? Cobrar mais caro pelo horário mais disputado.
Mais demanda e menos oferta = preço mais alto.
Por exemplo:
Se a mensalidade hoje é R$ 250 e sua escola só enche depois das 17h, mude para R$ 280 nesse período — e mantenha os R$ 250 para os outros horários.
Se o sábado é o dia mais concorrido, cobre mais caro nas aulas no sábado.
E para deixar claro: a ideia não é dar desconto nos horários de baixa procura.
É aumentar o valor no horário que todo mundo quer.
Aumentar a margem de lucro, não diminuir.
Não precisa mudar o valor para os alunos já matriculados, mas teste com alunos novos!
Afinal, se tudo der errado, é só mudar de volta. Já se der certo, é mais faturamento — sem esforço.
Na sua escola de música, o preço deve ser de acordo com o valor que você entrega. E as pessoas valorizam um horário mais conveniente.
Como já dizia um velho ditado do empreendedorismo:
“Se ninguém está reclamando do preço, é porque está muito barato.”
Até semana que vem!
Matheus Valin
Diretor da Emusys